O seu EXP determina apenas o seu level.
O MMR, da inglês "Matchmaking ranking" (Rank de pareamento de partida), é o que a RIOT usa para definir com quais jogadores você irá jogar. Quanto maior o seu MMR, maior será Elo dos jogadores que você irá jogar contra e com. O MMR é afetado apenas pelas suas vitórias e derrotas. Abates, wards, objetivos, outro, nada além das suas vitórias e derrotas afetam o MMR.
E é ai que está o grande problema em minha opinião; o MMR da riot foi feito para que você sempre tenha 50% de vitórias e derrotas, portanto se você perde muito irá cair com aliados bons e inimigos ruins, mas se ganha muito você irá cair com inimigos bons e aliados ruins. Tudo para que você sempre tenha 50% de taxa de vitória.
É esse sistema que resulta naqueles jogos onde aos 10 minutos um dos times morreu 15 vezes. É a riot colocando de maneira desproporcional jogadores de níveis incompatíveis apenas para que eles tenham 50% de vitórias/derrotas.
E se não ficou claro, se você tem 50% de taxa de vitória você sobe de rank automaticamente pois você sempre ganha mais PDL do que perde.
Pela minha explicação pode aparecer alguém muito engraçado perguntando "Pq então não só trollar e afundar todos os games já que isso vai me levar a ser eventualmente carregado pelo meu time?".
Pois bem. Nesse sistema existem três tipos de partidas; As feitas para você ganhar, para perder e as que estão igualmente niveladas.
Ai já é uma conta simples; se você afunda todos os games propositalmente, jogos que você iria ganhar facilmente se tornam difíceis. jogos difíceis se tornam impossíveis e jogos nivelados se tornam derrotas absolutas.
Nesse caso você vai ter menos de 50% de taxa de vitória e nem o balanceamento da RIOT conseguirá te ajudar pois até mesmo as partidas feitas para você ganhar você estar perdendo. Você irá ficar preso no Elo ou até mesmo irá regredir.